Cultura e religião
CULTURA BRASILEIRA E RELIGIÃO...PASSADO E ATUALIDADE... PIERRE SANCHIS
O que é cultura?
Cultura é o conjunto de práticas, ideais e crenças que caracteriza determinado grupo de pessoas.
A diferença entre homens e animais se faz justamente pela capacidade de se desenvolver. Os animais agem instintivamente e não se relacionam socialmente com o mundo, diferente dos homens que nascem apenas potencializados para exercer suas funções, mas as aprende ao decorrer da vida.
Ser homem é saber reconhecer o espaço onde se está inserido e seu papel nele, é estar disposto a compreender e discernir o real valor das coisas, e mais que tudo isso, reconhecer que existem culturas e homens diferentes, e que acima de tudo é indispensável o respeito.
O universo humano é puramente simbólico, desde a linguagem, os gestos, até os valores. Porém cada grupo social encara seus significados de certa forma, e é exatamente essa relatividade que constitui a cultura de cada grupo. Cultura esta, que não se dá por produção individual, pois é criada a partir de um coletivo, e através dele transformada.
Cultura e religião.
Assim como a cultura, a religião também proporciona ao indivíduo formas de ver socialmente o mundo, é uma organização de relação com os seres não empíricos.
Vez ou outra a religião é usada como um escape às condições ruins de se viver, uma fuga à realidade, um apego ao sobrenatural como forma de se fortificar frente às adversidades da vida.
Mas estaria a cultura inserida na religião, ou a religião inserida na cultura?
Partilho da opinião, de que da mesma forma que o homem tem preferência por um tipo de comida, um time de futebol ou um partido político, também tem preferência religiosa. Sendo assim, a religião ocuparia um campo próprio ( e bem amplo) dentro da cultura, fazendo parte dela.
O BRASIL.
Seria possível, nos dias de hoje, reconhecer a existência da cultura brasileira no âmbito religioso?
Mesmo sendo uma característica mutável, e que