cultura e religiao jamaicana
A cultura jamaicana é caracterizada pelo sincretismo resultante da mistura dos vários povos que habitam a ilha desde a sua descoberta. O fato de ter vários povos misturados em uma única região é a grandiosidade cultural, mas os dois principais pontos da cultura jamaicana são a música e a religião. A Jamaica deu origem ao estilo reggae e rastafári, portanto isso acaba sendo uma influencia ativa em sua cultura.
A música jamaicana é basicamente influenciada pela história e cultura do povo da Jamaica. A ilha tem uma história rica e diversificada. A influência da música jamaicana é aparente. Os ritmos comuns na música reggae são definitivamente Africanos também.
A maiorias das músicas jamaicanas são em uma língua crioula ou forma de Inglês pouco conhecida como patois, que contém elementos de ambas as várias línguas, Africano e Inglês.
Religião:
Existe completa liberdade de religião na Jamaica. A maioria da população é cristã, mas são reconhecidas também religiões não cristãs, tais como o Judaísmo, o Hinduísmo, o Islamismo e o Bahai. Mas a religião que mais predomina na Jamaica, é o Rastafari.
A religião Rastafari surgiu na década de 30, na Jamaica, e tem raízes africanas. Todos os adeptos acreditam que a África é o lar espiritual da raça negra, para onde todos estão destinados a voltar.
A cultura Rastafari também prega a vida eterna através da reencarnação, abstinência ao álcool, dieta de frutas e vegetais, grande consumo de cannabis para sua elevação espiritual, e também proibição ao corte de cabelo.
Os Rastafaris não tem um templo especifico para rezar, normalmente se juntam na casa das pessoas, ou em centros comunitários, onde cantam, dançam e discutem temas sobre sua crença.
Unem-se a uma religião não organizada, uma crença e não uma igreja, que não tem nenhuma doutrina oficial e é composta por um conjunto de doutrinas sociais e espirituais que estão abertas a interpretações variadas.
O seu símbolo mais marcante é o Leão