CULTURA E PERSONALIDADE
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CULTURA E PERSONALIDADE
CURITIBA
2013
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CULTURA E PERSONALIDADE
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Fundamentos Epistemológicos das Teorias da Personalidade, do curso de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador: Prof.º João
CURITIBA
2013
A partir de exemplos psicossociais ligados à realidade cotidiana atual, a equipe deverá identificar (destacando em negrito) os principais conceitos contidos na Teoria da Cultura e Personalidade. O tema dos exemplos será: Adolescentes e/ou gêneros (masculino – feminino).
1º- Caracterizar a personalidade básica (perfil de comportamento) formada através das influências gerais (inconscientes) presentes nos diferentes tipos de ambientes: natural, formal e casual a partir dos padrões culturais
Um jovem universitário de classe média (perfil básico) que frequenta baladas universitárias (ambiente físico característico do grupo social). Nas baladas o jovem dança, bebe e se diverte como os demais jovens do seu grupo de convívio (ambiente formal) ao vivenciar uma tragédia como um incêndio na casa de show - ex. de Santa Maria (ambiente casual), o jovem passa a evitar este tipo de evento.
2º- Relacionar como ocorre a influência das organizações centrais (tipos psicológicos: introvertido, extrovertido, megalomaníaco e paranoico) nas organizações superficiais (conteúdos culturais) na formação da personalidade.
A personalidade de alguns adolescentes hoje em dia se instala através de uma organização central megalomaníaca que são conhecidos pelo que tem e não pelo que são (organizações centrais – megalomaníaco). Adotam alguns comportamentos, por exemplo, postar nas redes sociais o que eles fazem, onde eles estão e o que possuem, e também o que não tem, mostram