Opticas by jeo
1800 palavras
8 páginas
SumárioResumo (Abstract) _ Pág. 3
Introdução _ Pág. 4
Propriedades gerais das lentes_ Pág. 6
Comportamento óptico da lentes_ Pág. 7
Focos de uma lente_ Pág. 10
Construção geométrica de imagens_ Pág. 12
Conclusão_ Pág. 15
Bibliografia_ Pág. 16
1. Introdução
A óptica geométrica é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos e sua interação com meios materiais. Os raios de luz, que são retas orientadas que representam a direção e o sentido de propagação da luz, têm em seu conceito o nosso entendimento, na óptica geométrica, da luz e dos fenômenos associados a sua propagação.
A óptica geométrica baseia-se em três princípios, o de propagação retilínea da luz, que diz quando o meio é homogêneo e transparente, a luz se propaga em linha reta. O segundo é o principio de reversibilidade dos raios luminosos, nele descobrimos que a forma da trajetória de um raio de luz não depende do sentido de sua propagação. E por último, o principio da independência dos raios luminosos, que como o próprio título nos revela, diz que os raios de luz são independentes, isto é, ao se interceptarem, dois ou mais raios luminosos, mantém sua trajetória como se o outro nunca tivesse existido.
Ainda na óptica geométrica, descobrimos o que são fontes de luz primária e secundária, que são, respectivamente, quando os raios de luz são produzidos pela própria fonte ou quando uma fonte reflete a luz recebida de outras fontes.
Quando um feixe de luz atinge uma superfície de separação entre dois meios pode ocorrer uma série de fenômenos. Na óptica geométrica, os três principais são o de Reflexão, no qual o feixe de luz atinge a superfície de separação entre dois meios e retorna ao seu meio de propagação. O fenômeno de Refração ocorre quando o feixe de luz se propaga em um meio, atinge uma superfície de separação e passa a se propagar em outro meio. E o último é o fenômeno de Absorção, neste, parte da energia do feixe de luz é absorvida pela superfície de separação