Aluno
O significado da palavra xenofobia dependerá do contexto em que ela estiver sendo usada, pois, por ter um significado amplo, pode ser caracterizada como um transtorno psiquiátrico ou como uma forma de preconceito e racismo.
A xenofobia como forma de preconceito se caracteriza pela aversão e a discriminação dirigidas a pessoas de outras raças, culturas, crenças e grupos. Essa aversão pode desenvolver sentimentos de ódio, causando animosidade e preconceito com tudo o que ela julga ser diferente.
São situações que causam angústia, ansiedade e se manifestam em intensidades diferentes, transformando-se em um transtorno psicológico.
A xenofobia pode surgir a partir de informações imprecisas e generalizadas sobre um determinado grupo social ou racial. Nesse sentido, a aversão não ocorre por motivo de medo, mas por falta de informação. Casos evidentes desse tipo de preconceito ocorrem quando, por exemplo, dizem que o asiático é sujo, todo mulçumano é terrorista, as pessoas negras não pensam, e assim por diante. Além de preconceitos oriundos de tipos de religiões, contra os homossexuais, ideais políticos, que são puramente intolerâncias sem nenhuma causa justa.
Xenofobia significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.
Situação
Ontem, por alguns minutos, um post na fan page da Coca Cola no Facebook, escrito em português, apareceu para usuários da rede social nos EUA. A resposta não foi das mais amigáveis – conforme relata o AdAge, a lista de comentários virou terreno fértil para a xenofobia. ‘Speak english or fucking die!!!’ e ‘We rule! Speak our language’ foram alguns deles, com reações ainda mais exaltadas pedindo que os estrangeiros fiquem exatamente onde estão e, em outras palavras, ‘não se metam’ com os EUA. Ainda segundo a matéria, o