Cultura e incultura - será?
2º ano do Ensino Médio - 2001
Tema: Cultura e Incultura – Será?
Como sabemos (através dos assuntos apresentados e abordados em sala de aula), cultura se trata de tudo aquilo que resulta da criação humana, adquirido a partir do convívio social, herdado de antecedentes ou não. A partir dessa afirmação, já podemos deduzir facilmente que só o homem possui cultura.
Hoje em dia existem discussões de todos os tipos, para tentar chegar a algum “acordo” sobre o verdadeiro conceito da palavra cultura, e muitos conflitos são gerados a partir dessa difícil questão, pois cada um tem uma opinião diferente, pelo fato desta ser algo muito subjetivo, ou seja, vai depender do ponto de vista de cada indivíduo.
A charada gira em torno principalmente quando se trata da aplicação desta, acredito que seja essa a palavra. Mas o que isto quer dizer? Ouvimos muito em nosso cotidiano coisas como “Fulano é um sem cultura!”, ou “Aquela música não tem cultura nenhuma”, e frases como essas nos dão a entender que a cultura é definida por nível e importância social, ou como algo que apenas alguns, considerados “privilegiados”, possuem.
A verdade é que o significado dessa palavra hoje em dia (aliás, não só hoje em dia, desde sempre) é aplicado de forma errada, e ao ver das pessoas, como já mencionei antes, é uma “qualidade” que atinge apenas a pessoas, diria eu, da “classe alta” da sociedade. Pois, como estou acostumada a ouvir, muitas coisas que tem origem das favelas (áreas que abrigam populações precárias) ou por pessoas com pouco estudo é considerado inculto, e o exemplo mais claro disso são as músicas, que por muitas vezes são julgadas como insignificantes e sem conteúdo, enquanto que as músicas que abrangem a alta sociedade são consideras ricas em pontos culturais.
Mas o que seria algo inculto? Essa sim é uma questão bem complicada. Já que cultura é tudo produzido pela inteligência do ser humano, então incultura seria aquilo produzido por um ser humano