sergio buarque
A coletânea de texto expedições bandeirantes feitas pelos rios do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, nos séculos XVIII e XIX . Essas expedições tinham o objetivo de encontrar metais preciosos e também na captura dos escravos indígenas fugitivos . Como consequência das Monções(expedições fluviais paulistas), Reduções(ALDEIAS INDIGENAS) e Bandeiras( foram iniciativas de particulares, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucro.) , dá-se a grande dimensão territorial brasileira. sua obra, é fecundada pela visão antropológica, que mostram a importância de índios nos costumes coloniais, bem como no povoamento do território
COBRA DE VIDRO E UM LIVRO DE SERGIO BUARQUE , PUBLICADO EM 1944
Foi responsável pela apresentação crítica da bibliografia sobre o período colonial. Surpreendem nesses estudos a erudição e a abrangência temática, incluindo notícias de lançamentos, como é próprio dos rodapés literários. Tais estudos vão desde as análises detidas de poemas (nos seus aspectos temáticos e formais) até a consideração de questões mais amplas, como o romantismo ou o americanismo.
O verdadeiro americanismo repele a idéia de um indianismo, de um purismo étnico local, de um primitivismo, mas chama a contribuição das raças primitivas ao homem ibérico; de modo que o homem ibérico puro será um erro (classicismo) tão grande como o primitivo puro (incultura, desconhecimento da marcha do espírito humano em outras idades e outros continentes). É da fusão do homem ibérico com a terra nova e as raças primitivas, que deve sair o “sentido americano” (latino). A raça nova produto de uma cultura e de uma intuição virgem – o homem cordial. Nossa América, a meu ver, está dando ao mundo isto: o Homem Cordial... (ELLISON, 2001, p. 8)
Expansão paulista
Entretanto, os indígenas não são os agentes históricos principais destes
Trabalhos sobre a expansão paulista. A fronteira é pensada, neste momento,