Sergio Buarque
Sérgio Buarque de Holanda
(Sociólogo brasileiro)
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Prof. LETICIA NEVES
Fortaleza, 28 de Setembro de 2014.
RESUMO:
Sérgio Buarque de Holanda (Nascimento: 11 de julho de 1902 – Morte 24 de abril de 1982) foi um dos mais importantes historiadores brasileiros. Autor do clássico "Raízes do Brasil". Foi também crítico literário, jornalista e professor.
Palavras-chave
Sérgio Buarque de Holanda; Historiografia; Expectativas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. BIOGRAFIA DO AUTOR 4
3. PRINCIPAIS OBRAS 7
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
5. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Falando um pouco de Sergio Buarque de Holanda
2. BIOGRAFIA
Nascido na São Paulo de 1902, sempre demonstrou amor pela cidade, sem, contudo, ter ficado atado a ela. Estudou no Ginásio São Bento e na Escola Modelo Caetano de Campos. Nessa época, aos nove anos, compôs aquele que seria seu primeiro trabalho escrito. Era uma valsa chamada “Vitória-Régia”, que denotava seu interesse pela música e pela cultura. Mas não seria como compositor, nem como artista, que Sérgio ficaria para a posteridade.
Já mais velho, em 21, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Acompanhou de perto todas as manifestações da Semana de Arte Moderna. Convivia com os modernistas e foi nomeado representante em terras cariocas da revista Klaxon, uma das pioneiras do movimento. A esta altura, estudava direito da Universidade do Brasil. O jovem Sérgio, por meio de seus trabalhos jornalísticos, despontava para as letras e para as análises do Brasil, sua verdadeira vocação.
Para além da Klaxon, fundou a revista Estética e foi participante ativo de diversos jornais durante toda sua vida. Dentre esses, estavam os Diários Associados, que o nomearam correspondente em Berlim, onde passou a se interessar cada vez mais por história e buscar uma análise sobre a