Cultura e identidade dos povos
Ao se desprezar os valores particulares de determinados povos e indivíduos, o reflexo imediato é o desaparecimento da cultura e dos diferenciais étnicos e culturais de dada coletividade. Há, nações coloniais, que dependem fundamentalmente de outras, ampliando os níveis de massificação e dominação, substituindo-se o parâmetro político pelo econômico.
Um dos efeitos mais perigosos da massificação é a alienação das pessoas. Pela falta de educação, conscientização e espírito cívico (cidadania), as pessoas abdicam de suas vozes e direitos, deixando, muitas vezes, que outros decidam em seu nome, culminando em prejuízos como o isolamento, a discriminação e os abusos de todo o género.
A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a