Identidade e Cultura Surda
LOURENÇO, Katia Regina Conrad; MEIRELES, Antônio Rauf Alves Di Carli; MENDONÇA, Suelene Regina Donola. Identidade, Cultura e Língua de Sinais: O Mundo do Surdo. In: Libras – Língua Brasileira de Sinais. Taubaté: UNITAU, 2012. Unidade 02, p. 25-46. Katia Regina Conrad Lourenço ACESSE: www.acessolibras.com/artigos.html 33
Concepções da surdez
Concepção Sócio-antropológica ou epistemológica da surdez ( concepções do ponto de vista educacional ,psicológico,sociológico)
Concepções biológicas da surdez ( corpo danificado,deficiente que precisa ser curado e/ou reabilitado).
Quem é a pessoa surda?
Ser social,independente de suas limitações, dificuldades. Sujeito capaz.Parte da sociedade e que possui identidades próprias, cultura e também uma língua diferente dos ouvintes.
Multiculturalismo
Strobel(2008) cultura surda é o jeito do surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais,que contribuem para a definição das identidades surdas e das ‘’almas’’ das comunidades surdas.
As comunidades surdas são iguais?
Não. Se diferem de acordo com sua etnia,religião,profissão,entre outras...
Cultura surda: São os hábitos,costumes,vivências de pessoas com surdez;enfim,as produções coletivas do povo surdo a partir de seu próprio modo de ser,ver,entender e transformar o mundo.
Povo surdo: São as pessoas que nasceram com surdez ou adquiriram logo nos primeiros anos de vida,resultando num crescimento e desenvolvimento peculiar, adquirindo naturalmente a cultura surda.
O que é comunidade surda?
Comunidade surda: é um grupo local formado por surdos ( que possuem a cultura surda) e ouvintes,com cultura de um crescer e desenvolver-se ouvinte, mas que compartilham suas vidas com os surdos.
Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda a depender da identidade que assume dentro da sociedade ( Brasil,2004)
Identidades surdas