Cultura e educação
1. Caráter histórico do processo de educativo
Na sociedade atual, a consciência que se tem da importância da educação como fator de desenvolvimento, acompanha de perto a gradual complexidade das formas de relação social e a necessidade, de agilização dos recursos materiais e humanos que se devem ajustar a fim de efetivar completamente o processo educacional.
Não é por acaso que todas as nações modernas vêem na educação uma das bases fundamentais para de seu corpo social, ao lado da base econômica e disputando com esta as honras de posição- chave na infraestrutura da sociedade, as quais são responsáveis pelo funcionamento completo de todas as outras instituições a que ela se sobrepõem.Nas condições de sociedade de nossos dias, cada vez mais inclinada a ciência e tecnologia, cabe à Educação, enquanto instituição básica, criar condições mínimas que permitam o pleno desenvolvimento de todos os fatores sociais ligados ao desenvolvimento da integral sociedade.
A dinamização, em ritmo acelerado da industrialização, fez com que surgissem novas necessidades que o sistema educacional que até então vigorava já não podia atender. Não é mais suficiente o aprendizado simples, feito quase exclusivamente a base da imitação. O trabalho do operário já não pode ser eficazmente realizado sem um aprendizado metódico capaz de preparar os jovens para atividades mais complexas num sistema de produção que deixa de lado os métodos tradicionais e entra em uma era de revolução tecnológica, que culmina atualmente. Hoje, quando vivemos em uma sociedade que consagrou a técnica e a ciência como o alfa e o ômega de todas as aspirações a educação passa a ser encarada como um processo capaz de criar as condições de preservação definitiva de nosso mais caros ideais de avanço social e aperfeiçoamento das instituições. Hoje em dia quando a população se convence de que os objetivos válido da educação estão sendo fraudados, gritos de protesto erguem-se por toda parte