Resenha crítica - apoesia da ação anisio teixeira

654 palavras 3 páginas
RESENHA CRÍTICA – TEXTO ANÍSIO TEIXEIRA: A POESIA DA AÇÃO.
CLARICE NUNES
POR VOLTA DE 1920, ANÍSIO TEIXEIRA, QUE NÃO NASCEU EDUCADOR, MAS TORNOU-SE EDUCADOR, ADVOGADO Á CONTRAGOSTO, CONGRAGADO MARIANO, GOSTAVA DAS LEITURAS FILOSÓFICAS, ADMIRADOR DA MONARQUIA, CONSIDERAVA A FAMÍLIA COMO INSTITUIÇÃO MODELAR DA FAMÍLIA. EM VIAGENS PELOS ESTADOS UNIDOS, ENTROU EM CONTATO COM UMA LITERATURA PEDAGÓGICA E UM SISTEMA DE ENSINO ATÉ ENTÃO DESCONHECIDO POR ELE.
ALGUNS ACONTECIMENTOS DO COTIDIANO QUE ABALARAM SUA CONFIANÇA NA IGREJA CULMINARAM COM A PRIMEIRA RUPTURA: ABDICOU DO SACERDÓCIO, UMA RELIGIÃO QUE LHE DAVA SEGURANÇA, MAS QUE NÃO DAVA RESPOSTAS ÀS SUAS INQUETAÇÕES. ROMPEU COM A IGREJA.
A PASSAGEM PELO TEACHERS COLLEGE DE COLÚMBIA, A ESCOLHA DE JONH DEWER, A SUBSTITUIÇÃO DE VELHOS VALORES DA IGREJA CATÓLICA, FIZERAM COM QUE SEUS AMIGOS E OUTROS O VISSEM COMO UM BAIANO AMERICANIZADO.
VOLTOU DE UMA SEGUNDA VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS, ENFRENTANDO O PROBLEMA DA COERÊNCIA, QUE ERA MUDAR SUA REALIDADE OU AS RELAÇÕES QUE MANTINHA COM ELA. SEPAROU-SE FÍSICA, AFETIVA E SOCIALMENTE DE TUDO O QUE O LIGAVA AO PASSADO, MUDANDO – SE PARA O RIO DE JANEIRO.
POR VOLTA DE 1930, ANÍSIO TEIXEIRA SE VIU DIANTE DE UMA POLÍTICA CONTRÁRIA A FORMAÇÃO DE UMA MENTALIDADE ABERTA, ESCREVEU UM PROGRAMA POLÍTICO, PARA DEFENDER UMA OBRA QUE CRIARA SOBRE OS SISTEMAS DE ENSINO QUE ABRANGIA DESDE A ESCOLA PRIMÁRIA ATÉ A UNIVERSIDADE, E QUE ESTAVA AMEAÇADO PELA CHEGADA DA DITADURA VARGUISTA, QUE TAXAVA SUA OBRA DE “ANÁRQUICA”, QUE DISSOLVIA OS COSTUMES E DESAGREGAVA A SOCIEDADE. ESCREVEU ESTE PROGRAMA PARTIDÁRIO POR QUE VIA A NECESSIDADE DE DIFUNDIR UMA CULTURA FORMADORA DE OPINIÃO. ROMPEU E SE AFASTOU DOS PARTIDOS POLÍTICOS, SIMPATIZOU COM ALGUMAS IDÉIAS COMUNISTAS, SOFREU A PERSEGUIÇÃO DOS CATÓLICOS E PENSADORES AUTORITÁRIOS, E ELE ENCONTROU-SE EM UM DESERTO DE SOLIDÃO, POIS A DITADURA CALOU ANÍSIO TEIXEIRA, DESARTICULANDO TODO O SEU TRABALHO EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.
POR VOLTA

Relacionados