Cultura um Resumo
Conceitos básicos para o entendimento e análise do conteúdo. É importante !! Estejam atentos a eles.
Cultura: conjunto de saberes, fazeres, relação com o lugar, como de agir, pensar, sentir, se relacionar e trabalhar. A cultura nos leva a trabalhar a ideologia, que está diretamente interligada.
Cultura Clássica e Popular – não existe cultura inferior, e sim cultura diferente.
Ideologia: conjunto de regras de cada sociedade, em uma mesma sociedade nota-se mais de uma ideologia. Dentro da sociedade ela influencia politicamente, socialmente, emocionalmente os indivíduos. Sempre que trabalhamos ideologia vemos que ela é interligada à cultura, assim, relacionamos que a cultura tem forte carga ideológica, como também existem múltiplas ideologias existem e múltiplas culturas.
Outro ponto interessante a ser lembrado é que em uma sociedade onde a ideologia marcante é a do consumo desenfreado, a fim de atender uma ótica de mercado que não para de clamar por novos consumos e modismos. Vemos que o status social está agregado ao modo de vida capitalista, em que valemos pelo que temos e não pelo que somos. Esse fenômeno é denominado materialização do status social.
Em relação à educação, que por muitas e muitas vezes é colocada como a “panaceia” (cura para todos os males), mostra-se em lugar de destaque em uma possível dissociação de uma sociedade tão materialista. Existem dois tipos de educação nesse contexto: a educação tradicional e a educação transformadora.
A tradicional, como o nome já diz, se reporta às primeiras bases educacionais voltadas apenas a um básico de conhecimentos a serem decorados ao longo das décadas. Vemos que a educação para as classes mais pobres foi deteriorada e por que não dizer, mecanizada. Segundo os Marxistas modernos esse processo de mecanização não aconteceu por acaso, de fato segundo eles essa mecanização foi planejada.
Qual seria o interesse da ideologia vigente, no caso hierárquica e hegemônica (a