metodologia cientifica
Vivien surpreende o D. Alfred a cada dia, principalmente por ser negro (o que era motivo de dúvidas na época) e tão inteligente quanto os outros secretários brancos que ele havia tido. Alfred decide então que Thomas pode ser seu auxiliar. Unindo todo o conhecimento e a sabedoria de ambos, conseguem uma cura para o caso do bebê azul. D. Alfred contorna-se o cirurgião-chefe na “Universidade Johns Hopkins” e juntamente com Vivien encontra uma nova técnica de realizar cirurgias para o coração.
Tipos de conhecimento: O preconceito e a discriminação racial existentes. Existem algumas cenas do filme que exemplificam muito bem como era a desigualdade racial que havia na época, uma delas é quando aparecem os banheiros do hospital onde os personagens principais trabalham, os quais deveriam ser usados apenas por brancos ou apenas por negros, não podendo haver a mistura dessas duas etnias dentro dos banheiros.
Resumo: Vivien consegue então um emprego de faxineiro com um importante médico pesquisador, chamado Alfred Blalock que foi sua grande inspiração. Vivien começou a estudar todos os livros sobre medicina que havia em seu local de trabalho e seus conhecimentos tomaram novos rumos. Ele estava decidido que realizaria o seu sonho de fazer faculdade de medicina, mas todas as economias que Vivien tinha para fazer a faculdade de medicina