Cultura: um conceito antropológico
01. Explique, de acordo com Laraia, como se fundamenta o dilema da "Conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana".
Atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituíram um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Eles nos informam pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo, pela história cultural de cada grupo. Os fatores que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui de fato, uma das características específicas do Homo Sapiens.
02. O que se chama de "Determinismo Biológico"? Explique.
É o comportamento dos indivíduos que dependem de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação. Pessoas de sexos ou raças diferentes possuem comportamentos diferentes, não em função de transmissão genética ou do ambiente que vivem, mas pela educação diferenciada que cada um recebeu. A cultura é que determina a diferença de comportamento dos homens, é todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer hábito adquirido pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
03. E o " Determinismo Geográfico", em que se baseia?
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais, e existe uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
04. Explique como se deu o nascimento e evolução do termo cultura.
O conceito de cultura foi definido pela primeira vez por Tylor. Ele procurou demonstrar que a cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um