Cultura segundo laraia
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
Visão Cultural
Herodoto ( 484-424 a.C.)
Afirmava que os homens poderiam conter todos os costumes do mundo mais mesmo assim iriam preferir seus próprios costumes porque são melhores .
Licios : Costumavam usar o nome da mão para colocar nos filhos homens ou mulheres .
Tarcito (55-120)
Declara que o casamento na Alemanha são quase únicos , entre os bárbaros, por que eles se satisfazias com apenas uma mulher , mais a exceções quem tinha mais dotes recebiam mais ofertas de mulheres devido seu posto .
Marco Polo (1271 e 1296)
Marco Polo em visita a china e parte da Ásia, se surpreendeu com os Tártaros ou nômades pelo modo de viver como ciganos, e também viam como uma desgraça tocar na mulher do outro . os homens se preocupavam apenas com a caça a guerra e a falcoaria . comiam carne de cavalos e cães e tomavam leite de égua . Padre Jose Anchieta (1534 – 1597)
Em pesquisa nas tribos tupinambá se surpreendeu com os costumes com o modo que eram tratados os filhos das mulheres que não vinham de parentesco dos pais, eram descartadas não tinham serventia e se viessem eram livres , as mulheres não são mais que sacos em respeito dos pais e dependendo do posto dos eram escravas ou cativadas.
Montaigne (1533 – 1572)
Não se espantou com os costumes dos tupinambá,teve contato com três deles em Rurão , afirmando não ver nada de bárbaro ou selvagem no que dizia a respeito deles , porque na verdade ,cada qual considerava bárbaro o que não se pratica em sua terra .