Homem e Sociedade
A presente resenha faz referencia ao livro Cultura: um conceito antropológico redigido por Roque de Barros Laraia, um estudioso sobre culturas diversas, Roque Laraia mostra ao leitor de forma clara e simples as discussões sobre a construção do conceito de cultura.
A obra apresenta, um estudo sobre conceito antropológico de cultura - destinado a um público que se inicia no tema, tema este que tem se demonstrado inesgotável, razão pela qual, recomenda o próprio autor.
O livro está dividido em duas partes: a primeira, que se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos; a segunda parte procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica a humanidade.
O livro é dividido em duas partes. A primeira se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura e a segunda que apresenta como a cultura influencia no comportamento social e diversifica a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.
O autor ao afirmar ao longo do livro que as culturas estão sempre em constante mudança demonstra a importância de se entender tal processo, já que se poderá ser mais tolerável aos novos comportamentos e, além disso, com os comportamentos de outras culturas, Laraia procura explicar dando exemplos de várias sociedades e cada uma delas com diferentes comportamentos entre os homens que não podem ser explicados através das diversidades.
O autor apesenta como os indivíduos de culturas diferentes vêem o mundo de maneira diferente. Fazendo ressalvas para a tendência denominada de etnocentrismo, que é responsável por inúmeros conflitos por uma cultura pensar que é melhor que a outra. No final Laraia diz que se viver em qualquer cultura é necessário conhecer o mínimo dela.
Para Laraia, nem o determinismo geográfico, nem o biológico foram capazes de solucionar os problemas com as diferenças entre os homens. O que mostra que qualquer criança pode ser educada em qualquer cultura