Cultura Religiosa - atividade 01
A partir da leitura e estudo do texto base da unidade VI - Identidade Cristã e Diálogo Inter-religioso que é o livro “O diálogo das religiões” de Queiruga : 1) Faça uma síntese do tópico 1.2 explicando qual é a “nova situação” sobre o diálogo das religiões (2 pontos);
A “nova situação” abordada neste tópico relata a expansão e o desenvolvimento da religião, não apenas em quantidade mais também em conhecimento. Antigamente a religião era praticamente comandada pela igreja católica, suas determinações eram leis, entre os cristãos, não existia nem crença além da bíblia. A partir do século XIX esse pensamento arcaico evoluiu em muito, criou-se novos espaços para conhecer e apreender com outras religiões até mesmo desconhecidas pelas pessoas. Com isso o conceito antes formulado de que para integrar o reino de Deus tinha que conhecer a sua palavra conforme a bíblia perdeu força diante de tantas religiões que surgiram, muitas até que não possuem a bíblia como livro para ensinamento.
O autor tenta demonstrar a nova visão adotada pelas pessoas, reconhecendo a existência e os ensinamentos que se pode ter com as várias religiões existentes. A diversidade dos povos e das regiões onde crescem fazem nascer e fortalecer ainda mais suas crenças, por ser diferente não significa que algumas delas são certas e outras por suas diversidades são erradas, e por isso não poderão alcançar o céu. A maturidade assumida hoje em relação a este assunto possibilita uma melhor compreensão da expansão do conceito de religião.
2) Explique, a partir do ítem 1.3, quais são as três alternativas formais e qual o enfoque assumido pelo autor (2 pontos);
Exclusivismo: E a postura que só admite suposição real e verdadeira na própria religião ou igreja. Realça a confissão da própria fé ou a afirmação da posição religiosa pessoal, exclui a possibilidade de qualquer outra religião que compartilhe a verdade e o acesso à transcendência de forma de igual ou comparável valor.