Israel e Palestina
Israel e Palestina
Introdução
A problemática que se encontra no Oriente médio concentra uma grande quantidade de características para uma análise geográfica e cultural, dentre os conflitos, discorrerei sobre a questão entre Israel e Palestina.
Os conflitos entre israelenses e palestinos possuem aspectos conflituosos em relação a cultura, religião, políticos territoriais, históricos, naturais e as raízes remotas do mesmo remontam ao fim do século XIX, quando colonos judeus começam a migrar para a região e se juntar a outros judeus remanescentes das invasões históricas. O povo judeu não possuía um Estado próprio e movidos pelo projeto do sionismo foram até a Palestina com o objetivo de formar um estado judeu, porém, a região nos últimos séculos foi habitada por uma maioria árabe muitos oriundos da Síria e de outros países vizinhos, começando assim uma disputa que gera consequências até os dias de hoje.
Em uma vertente religiosa e territorial percebe-se também que o conflito está em torno de uma busca de soberania e poder sobre terras que envolvem complexas e antigas questões religiosas, como é o caso de Jerusalém. Para os palestinos representa a terra santa árabe onde Maomé teria ascendido aos céus e para israelenses é o local onde foi edificado e onde se edificará novamente o templo. Essa dinâmica conflituosa entre as religiões será tratada adiante.
http://www.mcmpovos.com.br 12/01/2014
Objetivo Geral
Busco promover uma análise em torno da dinâmica da religião e dos aspectos promovidos pela mesma na constituição de um pensamento na identificação de um povo em um determinado território.
Segundo Rosendahl (2003) o conceito de sagrado e sua representação simbólica remete-nos, inevitavelmente, à perspectiva do poder mantido e reproduzido pela comunidade em suas territorialidades religiosas ou quase-sagradas. “É pela existência de uma