Israel e palestina
INTRODUÇÃO:
GERAL: O conflito Israel - palestino é a luta armada entre israelenses e palestinos. O conflito teve inicio quando colonos judeus começaram a migrar para a região e se juntar aos Palestinos. Sendo os judeus um dos povos do mundo que não tinham um Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foi movida pelo sionismo cujo objetivo era fundar na Palestina um estado judeu.
ORIGEM DO CONFLITO
O conflito entre judeus e árabes começaram a partir de 1890, após a fundação do movimento sionista, cujo objetivo era fundar na Palestina um estado judeu e principalmente quando judeus provenientes da Europa começaram a emigrar, formando e aumentando comunidades judaicas na Palestina. No século 19, o movimento sionista criou o conhecido slogan:
"a Palestina é uma terra sem povo para um povo sem terra". A idéia do slogan não era de que o local estava vazio, mas sim de que os habitantes do local,nunca haviam formado um estado soberano naquele território tendo sempre sido terras colônias de grandes impérios. O motivo da revolta árabe, foi o fato de que fosse fundado um estado onde a religião não fosse a islâmica INDEPENDENCIA DE ISRAEL:
Durante a década de 1920 , as tensões aumentaram dando lugar a episódios de violência tais como as revoltas de Nebi Musa em 1920 e as revoltas de Jaffa em 1921 .Para satisfazer os árabes, foi criado em todos os territórios a leste do rio Jordão, o Emirado Árabe da Transjordânia .Apesar disso, a violência continuou a aumentar durante as décadas de 30 e 40, resultando em perdas de vidas em ambos os lados.
A recém-criada Organização das Nações Unidas recomendou a aplicação do Plano de partição da Palestina, que foi aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas no dia 29 de novembro de 1947, propondo a divisão do país em dois Estados, um árabe e um