Cultura popular como m todo de ensino para o teatro
Como falar de cultura popular ou como lecionar através do teatro? Esta pergunta me leva a da inicio a este trabalho.
Há vários conceitos de cultura popular que diz q ela pode ser definida como qualquer manifestação popular (dança, musica, festas, literatura, folclore ,arte,etc.),o povo produz e participa de forma ativa,esta cultura vem sendo transmitida de geração para geração,e como transmitir através do teatro?
Já que a metodologia consiste em uma reflexão a cerca do conjunto de método lógicos e científicos, para se atingir ou se chegar ao um conhecimento, vou me utilizar dela para realizar o meu objetivo.
Como exemplo apresento O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvidos pelo educador Paulo Freire, O método nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas 40 (quarenta) horas de aula e sem cartilha. Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo, Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.
Etapas do método:
1. Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
2. Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
3. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura