Arte na escola
Arte na escola “ Arte no contexto histórico das linguagens plásticas , musicais , da dança como expressão cultural e teatral.”
Professora: Shirley Costa Pereira – SEEDUC - RJ
ARTE
(ÁREA: LINGUAGENS)
( ...) Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: BARBOSA, A. M. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008).
- Contextualizar: a arte como produto da história e da multiplicidade de culturas refere-se a conhecer o que foi construído: repertórios, estilos, dos movimentos, biografias, dos países, das regiões, e das etnias, imbricado com a Filosofia e as Ciências Sociais.
- Apreciar: a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado, ler, criticar, avaliar, julgar, descrever, perceber, analisar e problematizar os pontos de vista.
- Experimentar: o fazer artístico pressupõe construir, compor, produzir, criar, conhecer, perceber, vivenciar e articular. Considerando a diversidade na formação dos professores de Arte na rede estadual de ensino e a importância de contemplar uma ênfase artística – Música, Artes Visuais, Dança e Teatro. (...)
CURRÍCULO MÍNIMO 2012 – ARTE
Introdução
A SEEDUC do Estado do Rio de Janeiro sugere segundo a proposta do currículo mínimo desenvolver habilidades das Artes que é uma disciplina com que possui as quatros linguagens “Visuais, musical, dança e teatral”. Como estabelece tal proposta, e atuando na rede com a disciplina de Educação Artística, o planejamento curricular anual teve como eixo norteador as propostas bimestrais das linguagens contextuais das Artes Visuais , Musicas , Danças e Teatro . Apropriando dos objetivos indicados nos PCNs tais como:
(...)
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras