Cultura organizacional
1. Resumo
Este trabalho visa à avaliação do clima organizacional de uma empresa do setor têxtil frente às novas e dinâmicas características do cenário global. A pesquisa é caracterizada como exploratória conduzida sobre a forma do estudo do caso, pois, como sou de fato funcionária da empresa, me familiarizo com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa em si possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão.
2. Introdução
Definição da Cultura Organizacional
A cultura organizacional esta inteiramente ligada à motivação do funcionário, ou seja, um estímulo praticado no cotidiano das relações com as pessoas envolvidas no processo, onde um ambiente dentro de uma empresa influência diretamente no comportamento dos colaboradores.
[pic]
Os valores são a base da cultura organizacional, é o que molda e o que define o que a empresa realmente é.
Basicamente, os valores organizacionais são crenças sobre o que é bom e desejável para a empresa. Os valores podem ser definidos como princípios ou crenças, organizados hierarquicamente, relativos a metas organizacionais desejáveis que orientam a vida da empresa e estão ao serviço de interesses individuais, coletivos ou mistos, de certa forma os valores são de extrema importância para a empresa, pois eles sustentam as atitudes, onde determinam a forma de julgamento organizacional.
A cultura precisa estar alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização, como aborda a figura, abaixo:
[pic]
2. ELABORAÇÃO PESSOAL SOBRE A LEITURA
1. Conclusão.
Conclui-se que na indústria têxtil aonde eu trabalho vive a cultura da liderança enriquecida, ou seja, os profissionais vêm à empresa como uma extensão de si mesmos, estão satisfeitos com o que conseguem fazer dentro da empresa e cooperam entre si.
A empresa é criativa e sensata, proporciona um