Cultura organizacional
1. INTRODUÇÃO
Segundo o Aurélio cultura é: "o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; civilização". Dentro da organização ela é o conjunto de valores, crenças compartilhadas que influenciam no comportamento do trabalhador.
A cultura organizacional é influenciada pela figura do líder, pelo ambiente externo, ou seja, pela sociedade, pelo negócio da empresa, assim como pelo código de conduta da organização.
Quando falamos em influência interna da cultura organizacional podemos levar em conta a figura do líder que é aquele que vai fazer com que seus seguidores tenham objetivos comuns aos seus, que em suma serão os objetivos da organização.
Como sabemos a cultura da organização é composta por uma série de elementos e segundo (Araujo; Garcia, 2009) “Pessoas não são o maior ativo da empresa, como é sugerido. Elas são a empresa em si, tenham mais ou menos poder; são elas que constroem a cultura e determinam os passos que serão dados.” E como veremos uma das formas que poder é fazer com as pessoas se unam para alcançar os objetivos da organização.
2. CULTURA ORGANIZACIONAL
A partir da década de 1980 as organizações deixaram de ser vistas apenas como simples forma racional de coordenar e controlar pessoas, para serem vistas como culturas. Então, começou-se a falar frequentemente em cultura organizacional, a qual se refere a um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização, diferenciando-a das demais.
Quando uma organização se institucionaliza, ela passa a ter vida própria, deixando de depender de seus fundadores ou de qualquer um de seus membros. Os objetivos iniciais deixam de ser relevantes, podendo estes ser redefinidos, como ocorre na maioria dos casos. Todavia, com a institucionalização, as características relevantes que a organização valoriza