Cultura organizacional
Professor: Alvany Santiago Gestão de pessoas II
Aluno: Danilo Dias Fernandes
Balanced Scorecard
Hoje , na era do planejamento e dos mapas estratégicos, as organizações, além de traçarem seus planos de negócio e resultados esperados, também definem as expectativas de seus clientes , as competências essenciais da organização, traços de cultura e valores e diferenciais dos produtos e de serviços que não podem ser traduzidos apenas em números e que demandam uma avaliação comportamental, por parte dos gestores, tornando o processo mais subjetivo e cheio de significados específicos para o sucesso do negócio.
O Balanced Scorecard, ou segundo alguns autores, Indicadores Balanceados de Desempenho, é tratado como um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial que ajuda a empresa no gerenciamento com pessoas, tendo como seu princípio a perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectivas internas, perspectivas de inovação e aprendizado. Dessa forma, o Balanced Scorecard traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. (PADOVESE, 2003, p. 121).
Com essa visão, podemos dizer que se trata de um sistema que analisa os desempenhos financeiros e os não financeiros da empresa, além de ajudar na articulação das estratégias da empresa junto à sua missão, para assim alcançar um objetivo em comum.
O Balanced Scorecard traduz a Visão e a Estratégia em um conjunto abrangente de objetivos e indicadores de desempenho, que podem ser quantificados e avaliados, possibilitando aos gestores uma ampla visão do negócio, através do monitoramento de indicadores financeiros e não financeiros, em pelo menos quatro perspectivas do negócio: Financeira, Mercado, Processos e