Cultura Organizacional
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. (MAXIMILIANO, 1986, p.59)
A essência da cultura de uma empresa se expressa pela maneira como ela faz seus negócios e o modo como ela trata seus clientes e funcionários. Ela representa as percepções dos dirigentes e trabalhadores da organização e reflete a mentalidade predominante. Trata-se de normas não escritas, implícitas, que orientam o comportamento dos membros de uma organização no cotidiano, direcionando suas ações para o alcance de objetivos organizacionais.
Os valores organizacionais são moldados conforme as necessidades empresariais e fixam-se a partir das experiências vivenciadas pela organização na solução de problemas diversos que refletem a percepção da empresa como um todo. Tais valores são a base da cultura organizacional, é o que molda e o que define o que a empresa é de fato.
A cultura organizacional é construída ao longo do tempo, compõe e dá sentido a todas as práticas da empresa. Funciona como elo entre passado e presente, visando manter o equilíbrio da organização para que ela sobreviva ao futuro. Ela contribui para o delineamento da missão e o estabelecimento dos objetivos empresariais. Mantém-se em virtude da manutenção dos trabalhadores atuantes na organização, fortalecida por histórias contadas por pessoas mais antigas e influentes na empresa, como