Cultura Organizacional
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. (MAXIMILIANO, 1986, p.59)
De acordo com Kissil (1998), existem quatro tipos básicos de culturas organizacionais, são elas: culturas adaptativas - voltadas para flexibilidade e disposição a enfrentar mudanças utilizando de criatividade e inovação; culturas conservadoras – aquelas que conservam suas idéias, valores, costumes e tradições intactas, como se não tivessem ocorrido mudanças ao seu redor desde o período formativo da empresa; culturas fortes – em que valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influenciam comportamentos e expectativas, e por fim as culturas fracas – são aquelas que sofrem mudanças a todo instante, sem consolidar um determinado valor.
Portanto, a cultura organizacional apresenta aspectos positivos e negativos. Uma cultura adaptativa tal como definido anteriormente, parece ser mais adequada na medida em que comporta valores e crenças com os quais o trabalhador compartilha e se identifica, mas também se apresenta flexível e aberta a mudanças e inovações.
O que é Cultura Organizacional ?
Por Rosana Freire
Psicóloga, Professora e Responsável pela Assessoria de Recursos Humanos do CIEE-PE
A Cultura Organizacional refere-se a um sistema complexo de crenças, valores, pressupostos, normas, símbolos, conhecimentos, significados e valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra. De acordo com as pesquisas, seriam sete as características básicas que em conjunto, captam a essência da cultura de uma organização, tais como:
1.A inovação e a ascensão de riscos: o