cultura organizacional
É uma ciência social, um conjunto de valores, que dentro das organizações são utilizadas pelos gestores para interagir, criar normas, administrar valores e até interagir de modo geral com clientes, colaboradores e gestores. É um conjunto de hábitos, valores e símbolos.
Cada organização tem sua própria cultura, seus valores, sua maneira de conduzir situações e administrar suas particularidades e diversidades.
A cultura organizacional na administração pública tem que lidar com o fator político, com fatores relacionados à legislação paternalista como, licenças, concessões, cargos de livre nomeação, cargos de comissões e vantagens, que interferem na relação pessoal e devem ser administradas pelo indivíduo além dos outros fatores comuns de qualquer outra organização.
Cultura, esta relacionada ao ambiente que estamos inseridos, em sua maneira de agir, de falar, de pensar e maneira como foi criado. A cultura é um conjunto de valores, uma troca de informações, de costumes, um meio de comunicação é uma constante ferramenta de aprendizagem.
As organizações são ambientes onde existe troca de informações, onde as pessoas influenciam e são influenciadas. Ambiente onde existem regras, objetivos, missões e metas, com procedimentos previamente estabelecidos e que devem ser cumpridos. Cada organização tem um contexto cultural diferente, seja por sua origem, pela sua localização ou até pela sua atividade econômica. A interação entre seus colaboradores é a principal ferramenta para que alcance seus objetivos, produza e obtenha lucro.
Dentro das organizações as culturas são misturadas, as pessoas tem que se relacionarem, envolvendo suas personalidades, seus costumes e sua cultura. O comportamento humano, tem como caracterizar dentro de uma organização a força de trabalho, observando o trabalhador no desenvolvimento de não obter discussão, problemas de organização de tarefas, insatisfação momentânea, falta de estimulo, o descontentamento, que gera