Cultura Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DE RH II
Profª.Tatiana Ghedine
Aluna: Sonia Borduchi
Cultura Organizacional
Toda organização possui uma cultura própria que a identifica e que forma seus costumes, suas crenças e seus valores. É através da cultura que uma empresa fixa a marca do seu perfil e também orienta ou controla o comportamento daqueles que a formam. Sabemos que cada pessoa tem sua própria cultura, sua própria personalidade e características que as diferenciam umas das outras. Nas organizações é possível traçar uma afinidade com os indivíduos, já que cada empresa tem sua própria cultura e sua própria personalidade, isso as torna diferentes das demais. Formas de Cultura: Há diversas maneiras de considerar a palavra cultura. Temos cultura como sinônimo de mundividência. Segundo Ullmann (1941), cultura de abelhas, de bactérias, de campo, etc., porém, em sentido lato, a cultura referindo-se ao ser humano expressa o modo como este encara as coisas, o mundo, o sentido da vida. Cultura Objetiva e Subjetiva: Sob o ponto de vista da chamada ‘cultura subjetiva’, é a que revela o desenvolvimento das pessoas como: inteligência, conhecimento, memória, etc.
O oposto é representado pela ‘cultura objetiva’, aquela que os antropólogos usam para identificar a maneira de ser de cada um como: crenças, valores, etc. Conceito de Cultura Organizacional: Segundo Schein (1997), cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado aos demais membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Esse conceito traz à tona reflexões que precisam ser consideradas pela importância, enquanto parâmetros de comparação e de avaliação de grupos. Não há grupos de trabalho sem cultura ou sem um mínimo resquício ou seja