Cultura Organizacional
Segundo estudos do psicólogo Holandês Geert Hofstede a atribuição da cultura a uma organização é um fenômeno contemporâneo. Em sua obra Culture and Organizations: software of the mind, intercultural cooperation and it’s importance for survival, Hofstede relata:
“O termo ‘cultura organizacional’ apareceu casualmente na literatura de língua inglesa pela primeira vez nos anos 60 como sinônimo de clima. O termo equivalente ‘cultura de corporação’, aparecido nos anos 70 ganhou popularidade com a publicaçãoo com esse título, de Terense Dean e Allan Kennedy, em 1982 nos Estados Unidos”.
CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL – SLIDE 2
A Cultura Organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização.
Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa.
As funções da cultura organizacional. – SLIDE 3
• Importante no engajamento dos colaboradores com a empresa.
A CULTURA ORGANIZACIONAL É COMPOSTA POR VÁRIOS ELEMENTOS, COMO RITUAIS, ELEMENTOS VISUAIS, ESTÓRIAS, MITOS, ARQUITETURA E ETC. TUDO ISSO FAZ COM QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA DIFERENTE DE OUTRA, TRAZENDO UMA IDENTIDADE PARA A EMPRESA, ISSO É UMA DAS MAIS IMPORTANTES FUNÇÕES DA CULTURA.
QUANDO CONHECEMOS A CULTURA EM QUE ESTAMOS INSERIDOS E SENTIMOS QUE PERCENTEMOS A ESSA CULTURA, O RECONHECIMENTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO É PERCEBIDO POR TODOS.
PORTANTO, A CULTURA É IMPORTANTE NO ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES COM A EMPRESA.
• Entendimento dos funcionários e a empresa.
OUTRA FUNÇÃO DA CULTURA É COM RELAÇÃO AO ENTENDIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS E A EMPRESA.