cultura organizacional
“Cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas que é campartilhada por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos no serviço da organização”.
Aspectos da cultura organizacional
Aspectos formais:
Políticas e diretrizes *Métodos e procedimentos *Estrutura organizacional*Tecnologia adotada
Aspectos informais: Percepções *Sentimentos*Atitudes* Valores* Normas grupais
Toda cultura segundo chavienato se apresenta em 3 diferentes níveis quais são?
ARTEFATOS:
São todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias são exemplos de artefatos.
VALORES COMPARTILHADOS:
Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.
PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS:
Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções e sentimentos nos quais as pessoas acreditam.
Quais os elementos da cultura organizacional?
*Valores:
Os valores são construídos principalmente, pela cúpula da instituição e são alinhados aos objetivos organizacionais.
Valores estão relacionados com os sentimentos de sucesso pessoal, com o comprometimento organizacional, com a autoconfiança no entendimento pessoal e de valores organizacionais, com o comportamento ético e com os objetivos organizacionais; *Crenças e pressupostos:
Geralmente esses termos são utilizados para expressar o que é tido como verdade na organização, os pressupostos tendem a tornar-se inconscientes e inquestionáveis.
Trata-se de “como nós interpretamos as coisas”, nesse sentido a cultura é vista como uma rede de