CULTURA ORGANIZACIONAL
Resumo:
Este tem como objetivo apresentar os seguintes assuntos: Cultura organizacional, culturas fortes, culturas fracas, aspectos positivos e negativos.
Palavras-chave:
Culturas corporativas. Normas. Valores. Regras.
Abstract:
This aims to present the following topics: Organization culture, strong cultures, weak cultures, positive and negative aspects.
Key Words: Corporate cultures. Norms. Values. Rules. Introdução: Nas últimas décadas o comportamento humano nas organizações passou a ser objeto de análise e estudo, com o objetivo de obter excelências em seus resultados. Com estas mudanças, surgem diversas questões que abrangem a cultura organizacional, entre elas se destacam a importância em se ter uma cultura corporativa forte e flexível. Podem ocorrer possíveis situações, como a rejeição, inadaptabilidade, falta de padronização e / ou não atender as novas necessidades do mercado. Importâncias da Cultura Organizacional
“Parece que todos concordam que cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais.” (Robbins, 2005) Divide-se em dois ângulos, um visualiza a cultura herdada que possa requerir a flexibilidade para mudança, acompanhar a modernidade, tecnologia, econômia, entre outros fatores externos e internos. E o outro são modelos importados, que possam vir a colidir com a cultura local, ou trazer agregações, como por exemplo, a inserção do sistema padronizado mundialmente conhecido como Compliance, assim como tanto outros existentes. Portanto, está sempre a procura da eficiência e modernização, demonstrando necessidade de constantes adaptações.
Valores, Costumes e Regras
Os valores, costumes e regras (escritos ou não) de uma organização têm grande influência sobre o comportamento de seus colaboradores, este pode ser positivo ou negativo. Isto traz a possibilidade de um grande poder sobre o comportamento