Classicismo e Quinhentismo no Brasil
Classicismo é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento. É um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica.
Luiz de Camões e suas obras
Luiz Vaz de Camões foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da Literatura. É o escritor mais conhecido do Classicismo, escrevia poesia lírica, épica e peças teatrais. Sua obra mais conhecida e consagrada é a epopéia “Os Lusíadas” considerada uma obra-prima.
Camões e a poesia lírica
O poema “O amor é um fogo que arde sem se ver” é um exemplo de poesia lírica clássica do autor.
Neste poema, Camões procurou conceituar a natureza contraditória do amor.
O quinhentismo no Brasil
O quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma.
Literatura de Informação
A Literatura de Informação é um segmento do Quinhentismo, que é a denominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI. As primeiras manifestações literárias em terras brasileiras ocorreram no período do Brasil-Colônia.
Destacam-se como tais, um conjunto de obras portuguesas ocorridas a partir do século XVI, manifestadas por meio dos escritos produzidos pelos viajantes, no intento de relatar as descobertas marítimas e terrestres.
A literatura de Catequese
A literatura de Catequese é a que marcou os primeiros anos de produção literária no Brasil, logo depois da descoberta do país e do início da colonização portuguesa. A literatura de Catequese vigorou durante todo o período do Brasil Colônia com objetivo de catequizar nativos brasileiros por meio das