Cultura organizacional
Quando tratamos de crenças valores e costumes nos referimos a Cultura. Cada indivíduo possui sua própria personalidade e cultura. Mas e quanto às crenças, valores e costumes de uma organização? Da mesma forma que os indivíduos têm sua cultura, as organizações também são formadas pela cultura estamos falando da Cultura Organizacional (como aprendê-la, apresentá-la aos funcionários, a adaptação, suas características e mudanças). È pela sua cultura que uma empresa fixa seu perfil e também orienta ou controla o comportamento daqueles que a formam. O que traz a competitividade é saber usar adequada e produtivamente os recursos, ou seja, ter competência organizacional. Conhecer a missão, a visão e ajustar-se a cultura organizacional é fundamental para um funcionário ajudar na trajetória da empresa.
Cultura Organizacional
Cultura Organizacional ou Corporativa é descrita como sendo o conjunto de hábitos e crenças ditados por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros de uma organização.
O foco da cultura organizacional provém de como a organização trata e se preocupa com seus clientes e funcionários, dependendo do grau de autonomia, liberdade, lealdade e respeito que existe dentro da empresa.
Ela também representa um padrão de desempenho dos funcionários influenciando na pontualidade, produtividade e preocupação com os serviços prestados ao cliente.
Numa linguagem mais simples podemos dizer que cultura organizacional é a identidade ou “DNA” de uma organização construída ao longo do tempo e tendo todos os membros com os mesmos objetivos e modo de agir.
A cultura está associada com outros aspectos da empresa, tais como: planejamento, organização, direção e controle.
Algumas empresas destacam-se por sua cultura organizacional, pois seus valores são fortemente compartilhados e influenciados por seus funcionários. Alguns exemplos de empresas com culturas fortes são a Du Pont