Cultura Nordestina
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS - FAFIC
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA, POLITÍCA DO BRASIL E DO NORDESTE
A CULTURA NORDESTINA
CAJAZEIRAS – PB
2012
FRANCISCO ALYSON DE LIMA SILVA
A CULTURA NORDESTINA
Trabalho apresentado a Disciplina de Formação Social, Econômica, Politica do Brasil e do Nordeste do Curso de Serviço Social pela Faculdade de Filosofia, Ciências, e Letras de Cajazeiras – FAFIC, para obtenção parcial, ministrado sob a orientação do Professor Neto Sobral.
CAJAZEIRAS – PB
2012
JUSTIFICATIVA
Falar da cultura nordestina é um risco a ser corrido, pois a mesma apresenta uma amplitude em todos os aspectos. Não se pode falar de Cultura, sem saber o que é o Nordeste e quem o desenhou. Somos descendentes de um povo de origem humilde e batalhadora, os nossos avós viveram em uma época marcada pela grande falta de assistência de qualquer tipo de órgão federal. O Nordeste da década de 30 foi marcado profundamente pelo banditismo, pelo cangaço e pelos movimentos messiânicos. Quando não se tinha o que comer e o calor era insuportável a única alternativa era fugir em busca de alimento para sobreviver, quando não ser fugia o desespero obrigava a entrar no cangaço, ou participar dos movimentos de caráter religioso.
A nossa cultura vem também do sofrimento de gente sofrida, vem do suor caído na terra seca. A diversidade cultural deve-se tanto a mistura das raças como também a esse movimento dos nordestinos em busca de melhores condições de vida. Foram assim semeando em novas terras, e pode-se hoje ver o quão grande e rica é a nossa cultura, as danças, as comidas, as musicas, a religião, tudo isso é fruto de um nordestino lutador e cheio de esperança. Falar de cultura principalmente do nordeste, requer uma minuciosa pesquisa. No presente