História do computador 1ª, 2ª geração
Para facilitar o entendimento de certas coisas é preciso se conhecer a história do mesmo, e conhecer um pouco a história do computador ajuda a entender a sua importância, e suas relevâncias para a utilização de forma pedagógica, alem da compreensão mais abrangente de todas as funcionalidades dele.
Em resumo, um computador funciona a base de cálculos, partindo desse principio, podemos dizer q a primeira maquina para cálculos desenvolvida foi o Ábaco, instrumento utilizado para cálculos do dia a dia, seus primeiros registros foram datados por volta do ano d 5.500 a.C.
Outro instrumento relevante para a história do computador é a Maquina de Pascal, em 1642 o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado como a primeira calculadora mecânica, a Maquina de Pascal. Essa maquina tinha uma funcionalidade simples, porem bem ornamentada, com rodas interligadas que giravam na realização do calculo era possível somar e subtrair, o verdadeiro ideal de Pascal era que essa maquina realizasse as quatro operações básicas, porem ele só conseguiu fazer com que ela somasse e subtraísse.
Prosseguindo na história, outro desenvolvimento altamente relevante foi a Maquina Diferencial de Babbage. Em 1822 Charles Babbage publicou um artigo que revolucionou os estudos de cálculos eletrônicos, ele afirmou que sua maquina era capaz de calcular trigonometria, logaritmos o que pra época nenhuma maquina era capaz, porem devido à falta de recursos e limitações técnicas a Maquina Diferencial só pode ser implementada anos depois.
A partir do século XX, computadores mecânicos começaram a ser desenvolvidos, entre eles um dos mais destacados na história é o Mark I, criado em 1944 pela Universsidade de Harvard (EUA).
A história dos computadores pode ser divida em gerações, cada uma delas destacada por algum avanço no desenvolvimento de suas estruturas e capacidades de processamento.
Primeira Geração (válvulas)
A primeira geração