Cultura Negra e Educação
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Disciplina: Crescimento e desenvolvimento humano
Prof. Me. Benedito Carlos Libório Caires Araújo
Aluno: Lidiany Borges Santos
Cultura negra e educação
Universidade Federal de Sergipe
São Cristovão- SE
2014
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a relação entre educação e cultura negra no Brasil. Foi realizada uma breve abordagem sobre cultura, e, em seguida, trabalhada como a escola/professor poderia se posicionar e iniciar práticas pedagógicas que o ajudasse a “desvincular” das limitações muitas vezes causadas pelo livro didático, superando, assim, idéias de etnocentrismos construídos historicamente. Também foram pontuados aspectos de aberturas que possibilitam o tratamento do assunto em sala de aula
Palavras-chave: Educação; cultura negra; cultura; práticas pedagógicas.
Introdução
O negro esta presente desde o inicio de nossa historia, influenciando com suas heranças culturais. No Brasil a discussão sobre a cultura tem se tornando cada vez mais presente, principalmente na área da educação.
Por meios de estudos antropológicos, já se sabe que a cultura de um povo, é o seu modo de perceber as particularidades, em fim tudo o que foi sendo construído historicamente. A cultura de um determinado grupo é composta por toda a vivência dele seus valores morais, sociais, hábitos, idéias e ideais tudo que faz parte do seu cotidiano, assim como a sociedade se modificam e se transforma.
A escola é um espaço de grande sociabilidade entre indivíduos, pode ser uma grande influenciadora cultural. A escola e o meio pedagógico aonde a cultura vem tomando espaço é o lugar onde por meio da educação podem ser apontadas e superadas preconceitos culturais.
A cultura e movimento negro
A cultura negra chegou ao Brasil por meios de escravos africanos trazidos no período