Cultura Judaica século I
A língua dos judeus no primeiro século era aramaico. No tempo de Jesus o judaísmo se tornou uma religião partidária , algumas linhas de pensamentos de diferentes revelavam através das divergências de opiniões, ajudas diferenças entre várias seitas judaicas de naquela época.
Um forte fator influenciador para que isso acontecesse foi o exílio babilônico, pois lá eles foram tentados a comer alimentos impuros (Daniel 1:5-8), adorar aos ídolos (Daniel 3:4-7). Daí eles começaram a seguir a teologia do Remanescente, que dizia que Deus iria preservar os fieis a sua lei. (Mosaica)
Como vários grupos diferente as tinham as suas verdades e achavam que eram esses remanescentes, começaram a aparecer as seitas com seus misteriosos rituais secretos, destinados a separá-las da "maioria corrupta" dos judeus.
SINAGOGA
Era aonde os judeus adultos de sexo masculinos e reuniam para adoração, e leitura e comentários da palavra de Deus. Através da influencia helenita, começaram a registrar tudo o que era falado pelos rabis (mestres) e essas seleções eram chamadas de "MISHNA" (repetição).
A coleção mais antiga dos rabinos foi denominada "MIDRASH" (comentário). Elas continham interpretações bíblicas, os "SOFERIM" (escribas) compilaram a primeira MIDRASH em IV a. C por ser mais antiga que a MISHNA, era de maior confiança para os Judeus.
O SEGUNDO TEMPLO
Jerusalém templo que foi erguido por causa da destruição do primeiro. Lugar de respeito e grande temor, Os dois principais lugares deste templo era o Lugar Santo, onde havia um cordeiro com sete hastes, alimentados por azeite, uma mesa com o pão da presença de Deus e um pequeno altar onde era queimado o incenso. Apenas o sacerdote entrava nele apenas um dia no ano chamado de Expiação. Lá dentro se encontrava guardada a arca da aliança.
MÊS HEBRAICO - A palavra "mês" no calendário judaico deriva do radical da palavra "novo", isto se dá porque o primeiro dia de cada mês
é sempre o primeiro dia de lua nova. Nos