cultura japonesa no brasil
Os japoneses trouxeram, junto com a vontade de trabalhar, sua arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que contribuíram muito para o nosso país.
Desde que chegaram aqui no Brasil em 1908, os japoneses se espalharam pelo país. Palavras como shiatsu, tatame, karatê, karaokê e muitas outras foram incorporadas ao vocabulário brasileiro.
Gastronomia
Mais do que simplesmente adicionar novas palavras, os japoneses acrescentaram novos sabores na culinária brasileira; como caqui, cabochá e tofu entraram definitivamente nos dicionários, cardápios e cadernos de receita. Além destas, o pepino do tipo aodai e o rabanete foram outros alimentos que aprendemos a comer com o pessoal do Japão, o broto de feijão muito utilizado no Brasil em saladas também é de origem japonesa, conhecido como “moyashi”.
Uma curiosidade que muitos nem imaginam é que a plantação de soja no Brasil foi disseminada pelos imigrantes japoneses. Os japoneses nos ensinaram a gostar de pimenta de reino, raiz verde (pasta utilizada para degustar com peixe cru), aji-no-moto (tempero que realça o sabor dos alimentos) e o shoyu, o molho de soja japonês.
Mas não foram apenas as frutas e saladas que aprendemos a comer com os japoneses, passamos também a gostar de alimentos desidratados que com água fervente e três minutos estão pronto; exemplo o miojo, aprendemos a comer com dois pauzinhos (hashis), a tomar chá verde e outra bebida que tem lugar na adega dos brasileiros é o saquê. Sem contar com os pratos típicos japoneses como o sushi, sashimi, yakisoba, temakisushi e sukiyaki
Arquitetura
Os japoneses trouxeram para o Brasil tendências de planejamento de espaço interno principalmente no ramo das decorações, além de jardins internos ou externos, muitas casas hoje tem tatames, utiliza-se também