Comida e cultura: aspectos culturais da culinária japonesa dentro do discurso dos imigrantes e descendentes japoneses em joão pessoa
Marcos Arakaki
(UFPB)
Maiko Hiramoto
(UFPB/ JICA)
Resumo: Tendo como base os pressupostos teóricos de Foulcault, de uma maneira mais simplista, resumida e compacta, este trabalho busca estudar o discurso de uma comunidade de imigrantes e descendentes japoneses de João Pessoa através de registro de depoimentos gravados em forma de um documentário, respondendo um corpus de pesquisa que pudesse identificar a origem, suas relações culturais com a culinária japonesa e principalmente na questão da tradição em oposição à modernidade e adaptabilidade da culinária através do tempo e local.
Introdução
A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.
O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela já existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.
Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram