Cultura japonesa
A influência dos imigrantes japoneses está presente hoje na agricultura, nas ciências, cultura, religião (os japoneses trouxeram o budismo para o Brasil) e na culinária.
De início formaram comunidades isoladas em que tentavam recriar o Japão dentro do Brasil, como bairro da Liberdade em São Paulo. Porém com o nascimento de outras gerações essa situação mudou, passando a ser comum o casamento de descendentes japoneses com brasileiros e descendentes de outras nações.Com a imigração japonesa no Brasil, nossa cultura e nosso país recebeu uma grande contribuição, e nós somos hoje um grande país, porque tivemos a participação dos imigrantes japoneses com a culinária, a tecnologia e a música, assim como outras manifestações artísticas no Brasil, tem recebido influência da cultura japonesa.
Desde que chegaram por aqui, em 1908, os japoneses se espalharam pelo país. Apesar de muitas famílias se aglomerarem em colônias (como em São Paulo e no Paraná), depois de 100 anos de imigração, há famílias japonesas vivendo do norte ao sul do país. Aos poucos eles foram se misturando aos brasileiros e, assim, formaram famílias nipo-brasileiras, que nos presentearam com milhares de nikkeis (cidadãos brasileiros com descendência japonesa).
Durante essa centena de anos, os japoneses nos ensinaram a conviver com seus costumes. Palavras como shiatsu, tatame, karatê, karaokê e muitas outras foram incorporadas ao vocabulário brasileiro, mesmo que muitos nem saibam que a origem delas seja japonesa.
Seu número cresceu recentemente devido ao retorno para o Brasil de milhares de brasileiros de origem japonesa que se mudaram para o país asiático. Mas o crescimento do Brasil, a sexta economia do mundo, somado à