Cultura japonesa
O Japão é um pais insular, ou seja, composto de 6.852 ilhas e possui a décima maior população do mundo com 128 milhões de habitantes. O idioma utilizado por mais de 99% de pessoas no país é o japonês, e o sistema de escrita é o Kanji (caracteres chineses e o kana). As religiões predominantes no país é o xintoísmo que é a religião predominante no país e o budismo que foi trazida por volta do século VI
O Japão é líder em pesquisas cientificas, tecnológicas, maquinaria e medicas e suas mais fortes contribuições estão no campo tecnológico, por isso suas principais atividades industrias são envoltas a tecnologia. Porém mesmo com tecnologias de ponta, o país não possui todos os recursos naturais para se sustentar.O Japão não é apenas conhecido por suas tecnologias de ponta, mas por suas animações e mangás que surgiram logo após a segunda guerra mundial.
A cultura no Japão sofreu influencias fortes e diretas da China no século XVI, no qual está presente na religião, política e escrita do país. Nos últimos séculos tem tido influencias da Europa e Estados Unidos, mas mesmo com as influencias que sofreu suas artes, técnicas artesanais, espetáculos, musicas, tradições e a culinária são conhecidas e consideradas únicas no mundo.
A música clássica japonesa tem a característica em que o vocal tem predominância ao instrumental. Alguns tipos de música clássica mais conhecidos são : Gagaku, que foi tocada na corte imperial por mais de um milênio e está associada com a religião xintoísta; Nohgatu, que acompanhada com a arte teatral do Noh.
O teatro tradicional do Japão são divididos em gêneros, os principais são : Kabuki, Nô e Ningyô Jôruri.
O teatro Nô existe desde o século XIV, suas peças tem como características a poesia, bailado, musica vocal e instrumental com a utilização de mascaras. Seus temas são envolto a um mundo chamando Nô onde é habitado por deuses, guerreiros e mulheres enlouquecidas com muito mistério.
O Ningyô Jôruri ou Bunrakun surgiu no século