TURISMO NO BRASIL: ANÁLISE E TENDÊNCIAS
RESENHA é a apresentação e descrição de um determinado produto (coleção, livro, capítulo, filme, música, evento etc.).
A resenha pode ser:
Descritiva: deve conter informações detalhadas sobre a obra, são elas: título, editora, ano, data de publicação, origem, números de volumes (coleção), páginas (livros e capítulos) e informações técnicas (filmes). Além disso, um resumo da obra, ponto de vista, objeto em questão, objetivos, linguagem e o ponto de vista defendido. É importante deixar claro que, nesse tipo de resenha não é necessário o valor de juízo, visto que se trata apenas de uma descrição detalhada da obra em questão.
Crítica: deve conter todos os elementos da resenha descritiva. Porém, ainda deve apresentar um juízo de valor sobre a obra resenhada, ou seja, um ponto de vista, baseado em argumentos e provas sobre as ideias apresentadas.
Vale ressaltar que, para resenhar uma obra é importante que o resenhista tenha conhecimento do tema proposto, apresentando-lhe um posicionamento claro, não apenas elogiar ou criticar, e sim, dispor de argumentos para o juízo da obra em questão.
Assinatura e identificação do resenhista – é importante que o leitor saiba quem é você para estar falando de determinado assunto, então não se esqueça de mencionar sua formação, áreas de interesse e alguns detalhes que julgar pertinentes sobre você mesmo.
REFERÊNCIA:
CAIRO, Alena, Cristiane Dutra e Lucia Marsal. Resenha: a síntese crítica (p. 95 – 108).______________________ Resumo: síntese de ideias (p.109 – 119). In: Lutar com palavras: leitura escrita e gêneros textuais. Salvador: Associação Baiana de Educação e Cultura. 2007.
EXEMPLO DE RESENHA CRÍTICA
TURISMO NO BRASIL: ANÁLISE E TENDÊNCIAS
RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Turismo no Brasil: análise e tendências. Barueri: Manole, 2002.
CARVALHO, Arthur Dias de¹
MALACRIDA, Priscila Lomas²
A obra de Doris Ruschmann é uma seleção de doze artigos publicados em meados da década de 90