Turismo
Disciplina – Geografia e Cartografia
Profª MS Agnes Fernandes
Recursos Naturais e Turismo
Profa. Dra. Olga Tulik [1]
RESUMO: Este artigo aborda a questão dos recursos naturais e seu aproveitamento para a recreação e o turismo. As tendências contemporâneas no Brasil se inclinam para a utilização de recursos naturais básicos, associados a equipamentos e serviços adicionais, implicando na renovação de modalidades de uso do tempo livre e criando formas de ocupação do espaço.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo; recursos naturais; tendências; oferta.
ABSTRACT: This article is about the question of natural resources and its utilization for tourism and recreation. In Brazil, the contemporary tendencies turn to the use of basic natural resources, associated to added equipments and services. It leads to a renovation of different uses of free time and creates new kinds of space occupancy.
KEYWORDS: Tourism; natural resources; tendencies, supply.
Tendências Contemporâneas
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com o uso e também com a conservação de recursos naturais no Brasil vem sendo objeto de discussão, no âmbito da Geografia, desde a década de 60 (GUERRA, 1969:13).
Atualmente, o pensamento ecológico, através de suas vertentes (conservacionismo, ecologismo e ambientalismo) tradicionais ou radicais alcança governantes, empresários, acadêmicos e o público em geral e, entre estes, aqueles que se dedicam ao turismo.
Assim, abordar questões relacionadas ao aproveitamento de recursos naturais pelo turismo é, no mínimo, oportuno, considerando-se as tendências contemporâneas da promoção e ocupação turística de certas localidades.
O significado dos recursos naturais pode ser melhor avaliado pela sua importância no inventário e na classificação da oferta que, por sua vez, constituem a base de qualquer projeto dirigido para o planejamento turístico. Na maioria das vezes, entretanto, esta etapa é eliminada, seja pela