Cultura Internacional
Apesar de não ter tido experiência profissional no exterior e trabalhar numa empresa Brasileira, o tema cultura, comportamento e atitudes das pessoas, sempre foi um assunto que estava entre minhas leituras, pois quando trabalhei como Gerente dentro da área de Recursos Humanos, comecei a entender o quanto as pessoas de fato são diferentes e o impacto das diferentes culturas dentro das organizações.
As empresas precisam das pessoas para atingir seus resultados e criar um clima organizacional, onde os funcionários se sintam motivados, engajados com seus trabalhos e que a empresa consiga reter os melhores funcionários, é um desafio constante para qualquer organização.
Com a globalização em que vivemos, aumentam os contatos entre pessoas e empresas de diferentes países e de diferentes culturas. Cada vez mais, somos confrontados com outros modos de ver e pensar os negócios e outras formas de trabalhar. São muitas as particularidades e é necessário saber lhe dar com elas no dia a dia, entendendo e respeitando a posição e opinião do outro.
Outro ponto importante e muitas vezes difícil de gerenciar é que não podemos generalizar nem criar estereótipos, as pessoas não pensam e agem da mesma maneira só porque pertencem a mesma cultura, elas agem conforme suas experiências, o que torna o processo ainda mais difícil.
Uma cultura, é baseada nas crenças e valores, que define o modo de perceber o mundo social, cultural, físico e psicológico. Mas a nossa aceitação ou rejeição são baseados em nosso próprio sistema de crenças culturais. As crenças são um princípio orientador que pode proporcionar significado e direção na vida. As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo têm grande impacto sobre a qualidade de nossas experiências. Quando acreditamos com convicção que alguma coisa é verdade, é como se elaborássemos uma profecia que tem o poder de se auto-realizar, pois mandamos ao nosso cérebro um comando para representar