EAD - Desafios do Novo Século
Atualizada em 06/11/2009 às 23h12
Crislaine Hildebrandt
A educação a distância (EAD) firmou-se como um assunto instigante para toda a comunidade educacional. Tal afirmação tem sua comprovação nos constantes encontros, conferências e números crescentes de alunos e cursos que usam esta forma de ensino.
Alguns educadores e profissionais ligados a educação, como o professor Alessandro Sathler, Coordenador da Coordenação de Inspeção Escolar (Cdin) avaliam que a discussão do tema é fundamental para que o país compreenda melhor os objetivos dessa nova modalidade, buscando diálogos e debates para superar os desafios futuros.
"A questão da educação a distância é muito múltipla e em sua diversidade demanda um espaço bastante especifico para seu desenvolvimento.Cada localidade, povoado ou região tem suas particularidades; Sendo assim discutir a EAD é muito importante, mas que isto seja feito de uma maneira em que se analise cada situação e suas especificidades", colocou Alessandro Sathler.
Ele foi um dos que esteve em um encontro promovido no último dia 29, pela Associação Brasileira de Educação, sobre o assunto. Para o coordenador, investir em Educação à Distância já se tornou uma demanda de cunho social. "Outro fator importante é que muitas pessoas buscam EAD não só pela distância, mas pela velocidade e outras qualidades que a modalidade apresenta", destacou Alessandro.
Na visão do educador a modalidade precisa superar desafios para alcançar uma adaptação que só garantirá benefícios para a difusão de suas idéias e pontos positivos. "O grande desafio é vencer o impasse cultural com a EAD. Falta uma adaptação ao novo por parte daqueles que participam desse novo universo. Muitos alunos se perguntam onde está o professor? onde está minha carteira? o espaço físico? isso precisa ser superado com a ampliação do papel do professor que atuaria como parceiro do estudante garantindo-lhe autonomia", declarou