Cultura Formal
É aquela que se cria, se discute, se processa e se consome dentro dos meios oficiais e são representados pelos lideres, dirigentes, presidentes, etc. espelha a maneira lógica e racional pela qual a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros, instituem as normas e valores da organização, é a organização oficialmente adotada caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Esses elementos formais constituem a cultura oficial, que deve repassar as visões da organização para as subculturas.
cultura informal
A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Não se modifica rapidamente e nem procede da lógica e não estão registrados em manuais, tampouco em organogramas, pois são aspectos sociais e psicológicos. É composta de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação às práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre gruposcomo: percepções, sentimentos, atitudes, valores, padrões de influência e poder, expectativas, interações informais, normas grupais etc.
A maior disfunção da cultura organizacional é a dificuldade de entender e assimilar mudanças.Também de resistência a novas culturas,falta de apreço àqueles que atuam em conjunto dentro da organização. Outra disfunção é que ela pode causar conflitos dentro da própria organização por meio das subculturas que são geradas internamente à organização. Sub-culturas que se desenvolvem em velocidades diferentes de outras unidades, geram falta de coordenação interna e afetam as relações externas. Uma organização forte produz membros com um conjunto de comportamentos claros que funcionaram bem no passado. E lógico que funcionem bem no futuro
.