Lei De Ohm
Este experimento trata-se da analise de resistores, ôhmicos e não ôhmicos. Montaremos dois circuitos com estes diferentes tipos de resistores onde mudaremos a tensão aumentando-a gradativamente e registraremos que a corrente se altera de forma diferente para cada tipo de resistor, com esses valores encontrados montaremos um gráfico para cada circuito onde notaremos a diferença de um resistor ôhmico para um não ôhmico.
2 – objetivo
Medir as correntes em cada valores de tensão e avaliar o comportamento dos resistores .
3 – Embasamento Teórico
De acordo com a lei de ohm a corrente que percorre por um circuito é sempre proporcional a ddp (tensão) aplicada.
Quando aplicamos a mesma tensão em diferentes tipos de resistores os resultados obtidos são diferentes, isto devido ao material que é composto o resistor, onde sua função num circuito é de introduzir uma resistência e sua unidade de medida é o ohm (Ω).
Os resistores que obedecem a lei de ohms são chamados de resistores ôhmicos, onde a corrente elétrica que a percorre é proporcional a diferença de potencial ou voltagem aplicada, dessa forma no gráfico VxI a resistência será uma reta linear. Já os resistores não ôhmicos não obedecem a lei de ohms, pois o gráfico VxI não é uma reta.
4 – Procedimento Experimental
Instrumentos utilizados para o experimento foram: 1 Fonte de energia; 1 chave de segurança; 1 placa com resistores; 1 multímetro; Fios jamps .
Este experimento foi subdividido em duas etapas:
1° Medição da resistência entre os pontos 2 e 6, 4 e 8, 11 e 12;
2° Medição das correntes e o calculo da resistência de cada tensão determinada no circuito 01 e circuito 02;
Utilizando um multímetro na escala de 200 Ω, mediu-se a resistência do resistor nos pontos 2 e 6 (R2 = 84,4Ω ), dos resistores nos pontos 4 e 8 (R4 +R5 = 41,5 Ω) e da lâmpada nos pontos 11 e 12 (LP = 0,8 Ω).
Montou-se o circuito 01, onde utilizando o fio jamp ligou-se o negativo da fonte passando