Cultura da africa do sul
Cultura da África do Sul
Introdução
A cultura da África do Sul é muito parecida com a cultura brasileira, é repleta de miscigenação e é influenciada pela diversidade étnica do país. A cultura da África do Sul pode ser vista em diversos lugares e costumes do país, como na alimentação, na dança, na música, entre outras coisas. A África do Sul é um país que já sofreu muito com a discriminação, principalmente durante o tempo do apartheid. Após esse período, a raça negra passou a se relacionar mais com a raça branca, havendo misturas de cultura. Existem muitas raças na África do Sul, entre elas os asiáticos que são de origem indiana e conseguem preservar sua própria cultura, sua língua e sua religião. Existe também na África do Sul uma comunidade chinesa bem pequena, embora venha crescendo cada vez mais.
Principais aspectos da cultura sul-africana.
Povo
* Brancos (comunidade européia, principalmente holandeses e ingleses) 5.4m (12%) * Coloridos (mestiços) 3.8m (8,5%) * Asiáticos (chineses, indianos) 1.2m (2,5%) * Negros (grupos étnicos : Zulu, Sotho, Tswana, Xhosa, Tsonga, Swazi, Venda, Ndebele) 34.3m (77%)
Línguas
Na África do Sul existem 11 idiomas oficiais, embora o inglês seja o mais usado. O afrikáans, derivado do holandês, também é muito utilizado pelos descendentes de holandeses. Além destes, existem outros idiomas oficiais usados por determinados grupos étnicos. Entre estes, podemos citar: tswana, swasi, ndebele, sesotho, tsonga, venda e zulú.
Mapa mostrando as principais línguas sul-africanas. africâner inglês ndebele xhosa zulu soto do norte | | soto do sul tswana suázi venda tsonga |
Culinária sul-africana
A culinária sul-africana recebeu a influência dos povos pré-colonização (khosai, xhosa e sotho) e dos britânicos e holandeses. A base da culinária é a carne (vaca, frango porco). O vinho também é faz parte desta culinária, sendo a África do Sul um importante produtor desta bebida.