Agroquímicos e impactos ambientais
Disciplina: Ecologia Professor: Luiz Felipe Martins Alunos: André Biolchi Ângelo Tamiozzo Guilherme Afonso Rodrigues
_______________________________________________________________
Agroquímicos e Impactos Ambientais
_______________________________________________________________
1. AGROQUÍMICOS
2.1 Definição
Agroquímicos são produtos e agentes químicos ou biológicos cuja finalidade é alterar a composição da flora e da fauna a fim de preserva-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.
Segundo a Lei federal número 7802 de 11/07/89, agrotóxicos são definidos como”Os produtos e os componentes de processo físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbanos, hídricos e indústrias cuja finalidade seja alterar a composição de flora e fauna . A fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos... “
2.2 Histórico
Os agroquímicos surgiram na segunda guerra mundial por volta de 1939, sendo que o primeiro agroquímico usado foi o diclorodifeniltricloroetano (DDT), para a prevenção de tifo em soldados, que utilizavam na pele para combate de piolho. Posteriormente usado em larga escala a partir de 1945 no setor primário, por seu baixo custo e alta eficiência no combate contra pragas na agricultura.
Sua descoberta revolucionou os conceitos existentes na época, no combate à malaria.
A Suécia foi o primeiro país do mundo a banir o DDT e outros inseticidas organoclorados, em 1° de janeiro de 1970, com base em estudos ecológicos. Pouco depois foi seguida por outros países, excetuando-se o uso em programas de controle a doenças.
No Brasil as primeiras medidas restritivas se deram em 1971, que proibiu a fabricação e comercialização de DDT e BHC (hexaclorocicloexano), para